O que é preciso para ser um empreendedor?

Publicado em (13/04/2016 às 03:04:46)

O principio é ter uma ideia para algo novo ou aprimorar algo existente, visualizar uma oportunidade, saber se utilizar dela e ser criativo. O próximo passo é entender todo o processo do negócio para que se possa transformar esta ideia em uma realidade.

Sabemos que iniciar todo este processo e desenvolvê-lo pode levar tempo, pois existem os fatores que o afetam diretamente e saber identificá-los é primordial. A escolha certa dos sócios, pois uma das situações que define uma sociedade de sucesso é a complementariedade, um sócio complementando o outro, também podemos citar o comprometimento de cada um junto ao negócio.

O relacionamento que se deseja com seu cliente e fornecedor, estes fatores relacionados com o empreendedor propriamente dito, já outro foco, com visão diferenciada é fator da sociedade, tais como regulamentações legais, a política, a economia, o mercado em constante mudança, a globalização, as crises internacionais que dependendo do negócio podem ser afetadas diretamente, as questões sociais e ambientais muito difundidas atualmente.

O conhecimento empregado diante de um negócio é de fundamental importância, a identificação, o plano de negócio, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos estratégicos são a alma da organização. O reconhecimento do capital humano, pessoas criando capital intelectual, somando juntos, proporcionando vantagem competitiva, diferencial, valor adicionado e qualidade superior a empresa. Mas para alcançar resultados diferenciados deve haver por parte do empreendedor atitude, habilidade, conhecimento necessário e a busca incessante por aprimoramento.

Quanto à tomada de decisão, em alguns casos, está ligada a valores morais em outros no que é benéfica para a sociedade/organização, a tomada de decisão está inserida em todo o contexto da vida de um empreendedor/ empresário. Este processo decide a perda ou o ganho. O processo decisório pressupõe opções, escolhas nem sempre fáceis de administrar, não se pode considerar somente o negócio, também considerar as pessoas e a sociedade como um todo. O mercado não perdoa.

O empreendedorismo no Brasil aquece o mercado, gerando renda, emprego e impostos aos cofres públicos. Em 2010 o DNRC – Departamento Nacional de Registro no Comércio, ligado ao Ministério de Desenvolvimento Industrial e Comércio Exterior através das informações das juntas comerciais, registrou 571.578 constituições de empresas e 203.670 extinções, São Paulo lidera as aberturas com 31,82%, seguida de Minas Gerais com 9,02%, Paraná com 7,71% e Rio Grande do Sul em 4º lugar com 7,48% de novas empresas. No Estado, até outubro de 2011, foram abertas 67.597 novas empresas de diversos tipos jurídicos, segundo fonte da Jucergs.

A conclusão que chegamos para ser um empreendedor de sucesso não basta visualizar a oportunidade, deve haver uma análise situacional, um plano de negócios bem elaborado, uma estratégia para se manter no mercado e cumprir as exigências por demanda de empresas competentes que consigam superar as expectativas de seus clientes.

>>> Jornal do Comércio – Dia 21 de março de 2012 – Por Denise  Nunes

Fonte: http://jcrs.uol.com.br